sexta-feira, 2 de abril de 2010

Diferentes percepções e concepções temporais

A experiencia do tempo faz parte do nosso cotidiano. Quando percebemos coisas que mudaram ou permaneceram, do passado ao presente, sentimos a duração do tempo.Quando observamos a rotina das atividades humanas,percebemos diferentes ritmos de tempo ordenando a vida das pessoas. Quando olhamos as horas no relógio e programamos nossos compromissos, temos uma vivencia bastante comum do tempo cronológico.
Assim podemos relacionar a noção do tempo com:sucessão de momentos,duração dos acontecimentos,percepção de mudanças, critérios pelos quais distinguimos acontecimentos anteriores, simultaneos ou posteriores.
O modo como medimos o tempo pelo relógio não é universal, ou seja não é válido para todas as épocas e todos os povos, mas apenas uma possibilidade de medição desenvolvida em nossa cultura, sendo, portanto uma construção histórica:

O modo como o dia terrestre é dividido em horas,minutos e segundos é puramente convencional. Assim,também a decisão de que um dado dia começa na aurora, ao nascer do sol, ao meio-dia, ao por do sol ou a meia -noite é uma questão de escolha arbitrária ou conveniencia social