quarta-feira, 22 de junho de 2011

Inovações do Neolítico parte 2

A neolitização foi marcada ainda por uma série de aperfeiçoamentos técnicos em instrumentos feitos de pedra polida, como facas, machados, foices, enxadas e pilões utilizados para transofrmar os graos em farinha.
Outra inovação nesse periodo foi a ceramica: necessidade  de cozinhar e armazenar os alimentos levou os povos do neolítico a desenvolverem a técnica de dar forma a argila e aquece-la no fogo para produzir os primeiros vasos e potes ceramicos , estes suportavam o carlor do fogo e podiam  conter líquidos .
A tecelagem é outra inovação desse período. As roupas ate então feitas de pele de animais (couro), passaram a ser mais elaboradas: vários grupos humanos começaram a fiar e a tecer, utilizando pelos de animais e fibras vegetais. Surgiram assim as primeiras vestimentas de linho, algodão e lã.
Os povos do neolítico começaram também a construir casas, utilizando madeira, barro,pedra e folhagem seca para conseguir uma moradia mais durável. Esse interesse por habitações desse tipo relaciona-se ao processo de sedentarizarão: as comunidades construíram  essas casa para viverem próximas as rebanhos e plantações .
Aldeias e primeiras cidades
As primeiras aldeias sedentárias surgiram quando as comunidades neolíticas se estabeleceram num território, dedicando-se, predominantemente, a criação de animais e ao cultivo agrícola. Nessas aldeias, a população cresceu e ampliou-se a oferta de alimentos. A vida social foi se tornando mais complexa. A divisão do trabalho ampliou-se gradativamente: por exemplo, uma pessoa com habilidade para fazer cerâmica podia trocar seus potes por alimentos e assim empregar maior parte do seu dia  produzindo cerâmica. Isso, aos poucos aconteceu  com outros tipos de trabalho e foram se constituindo funções específicas como as de tecelão, de sacerdote e mais tarde metalúrgico.
Algumas dessas aldeias foram incorporando a sua organização social novos elementos, como por exemplo, uma muralha protetora, um templo para culto a um deus ou um armazém para conservar os alimentos.Isso fez parte do processo de surgimento das primeiras cidades .Entre as mais antigas cidades conhecidas posso citar Jericó que se desenvolveu a partir de vilas agrícolas, onde se situa na região atual da Palestina
Metalurgia
Por volta de 4000a. c, as primeiras sociedades urbanas do Oriente próximo começaram a desenvolver a metalurgia, que consiste na utilização de metais para a fabricação de variados objetos. Os metais ,muitas vezes eram procurados em terras distantes das oficinas metalúrgicas.O primeiro metal a ser fundido em larga escala foi cobre.Sua utilização, porém,não eliminou os instrumentos de pedra, que foram sendo substituídos gradualmente.
Misturando cobre com estanho, o ser humano conseguiu obter o bronze , metal mais resistente que o cobre, empregado na fabricação de instrumentos como espadas,lanças e martelos.No entanto, instrumentos de pedra, como a ponta das setas e as raspadeiras, continuaram sendo amplamente  utilizados.
O desenvolvimento da metalurgia representou enorme conquista tecnológica, pois possibilitou  a produção  de instrumentos  e objetos resistentes, das mais variadas formas.Os metais , em geral são tão duros quanto a pedra, mas podem ser modelados na forma que se desejar,por meio de fusão, que é  derretimento pela ação do calor intenso.Assim tornou possível confeccionar panelas,vasos,enxadas, machados,pregos,agulhas,facas e lanças de metal,entre outros objetos.O trabalho metalúrgico exigia habilidade,conhecimentos especializados e disponibilidade de tempo