sábado, 16 de abril de 2011

Periodo Neolítico(Agricultura e criação de animais) parte 1

A denominação Neolítico, refere-se ao período em que a pedra recebeu nova forma de tratamento:antes lascada, passou  a ser polida,sendo melhorado o fio de seu corte.Por esse motivo, o Neolítico também é conhecido como Idade da Pedra Polida., enquanto o Paleolítico é chamado de Pedra Lascada.
Nesse tempo, tiveram início novos modos de relacionamento entre os seres  humanos e a natureza.Eles passaram a interferir  de forma ativa no ambiente,cultivando platas, domesticando  e criando animais.Começaram , assim, a produzir sua própria alimentação.
As comunidades desse período continuaram praticando a coleta de frutos. a caça e a pesca.Durante muito tempo, fizeram pouco uso da agricultura e da criação de animais como forma de produzir alimentos.Mesmo conhecendo a agricultura e a criação de animais, nem todas as comunidades abandonaram  o nomadismo
A vida sedentária foi sendo adotada paulatinamente , ou seja  habitações fixas foram se estabelecendo, na medida que as atividades agrícolas e pastoris se consolidavam.Esse novo modo de vida, que se caracterizou pelo desenvolvimento da agricultura, da criação de animais e das aldeias sedentárias, ocorreu em diversas regiões do planeta, mas em diferentes épocas.Houve portanto, núcleos distintos de  neolitização  em várias regiões do mundo. Iniciou-se no Oriente Médio por volta de 8.000a.c e na América Central em 2.500a.c.

Os tipos de plantação variam de uma região para outra, destacando-se espécies vegetais como trigo,centeio,cavada,milho, batata,etc, já os animais criados foram carneiros, cabras , bois e porcos.Dominando técnicas agrícolas e pastoris , muitas  comunidades puderam produzir mais alimentos do que o necessário ao consumo imediato,passando , assim a fazer estoques.
De modo geral posso avaliar que ao longo do tempo, essas produção agropastoril acabou impulsionando o crescimento da população.Mas esse processo não foi imediato.Em certas regiões do Oriente proximo e da América nas fases inciais da agricultura, o predominio dos cereais na alimentação provocou uma redução no tempo médio de vida das pessoas, devido as carencias nutricionais.Além disso, o sedentarismo e o agrupamento de populações mais numerosas também favoreceram a propagação de epidemias.