quinta-feira, 11 de julho de 2013

POVOS DA MESOPOTAMIA PARTE 3

ESCRITA

 A vida cada vez mais complexa das cidades  trouxe novos problemas de comunicação entre as pessoas.A fala e a memorização tornaram-se insuficientes  para dar conta de inúmeros dados da vida cotidiana.
Nos templos sumerianos, por exemplo formaram-se corporações com grande patrimônio: rebanhos, terras e outras recursos econômicos.Esse patrimônio  era administrado pelos sacerdotes, que realizavam diversas transações econômicas  : empréstimos de animais ou sementes, pagamento a construtores de barcos ou comerciantes, controle de produtos estocados em seus armazéns.Os sacerdotes não podiam confiar apenas na memória para registrar essas operações.Foram desenvolvendo a escrita , isto é, um sistema de sinais pelo qual a linguagem verbal pudessem ser fixada, entendida e transmitida a outra pessoa.

Para muitos historiadores , a invenção da escrita não foi realização de um único povo.Em várias regiões do mundo, diversas sociedades inventaram seu próprio sistema de escrita.
No entanto, a escrita suméria é o sistema do qual se posse a mais antiga documentação.
Os primeiros sinais da Escrita suméria eram   PICTOGRÁFICOS, isto é, consistiam em desenhos figurativos do objeto apresentado.Assim, existia um desenho simplificado de um boi, uma cabeça, uma semente e um jarro, por exemplo.
Posteriormente, os sinais passaram a significar ideias que iam além da simples figura do objeto apresentado.Certo sinal de um jarro,por exemplo,passou a significar determinado jarro com uma quantidade de semente.Além disso, dois sinais combinados podiam adquirir  outros significados:sinal de boca + sinal de pão = comer.Esse tipo de escrita é chamado ideográfico ou morfemográfico .   

Por fim , os sinais passaram a representar sons de fala humana(escrita fonográfica), adquirindo significados para indicar conceitos ou ações cada vez mais complexos.Como esses sinais eram impressos com estilete em forma de cunha, que é uma peça de madeira,metal ou outro material usada para entalhar pedra, madeira ou barro, na argila ainda molhada, a escrita suméria recebeu o nome chamado de CUNEIFORME.

A partir de 3.000A.C a escrita suméria começou a ser utilizada não só para fazer a contabilidade dos templos, mas também para registrar textos religiosos, literários , normas jurídicas,etc.
A escrita suméria tinha, no início mais de 2 mil signos, que, aos poucos, foram sendo simplificados e se reduziram a cerca de 300 signos mais usuais.
Uma vez criado o sistema de escrita, os mesopotâmicos puderam sistematizar histórias que até então só existiam   oralmente.Bom exemplo disso é a EPOPEIA DE GILGAMESH, que, registrada em escria cuneiforme, narra as aventuras de amor e bravura de um herói que desejava descobrir um segredo da imortalidade

DIREITO

Normas para convivencia social 

Uma noção básica de Direito é utilizada quando se refere ao conjunto de regras obrigatórias que disciplinam a vida em sociedade.Nesse sentido bem amplo, nenhuma sociedade funcionaria sem a adoção de um mínimo de regras de direito.Por isso os antigos romanos afirmavam:Onde houver sociedade aí estará O Direito(em latim seria Ubi societas, ibi jus)
Foi na Mesopotâmia que se desenvolveram os primeiros códigos jurídicos escritos.Entre os mais antigos esta o de Hamurabi(rei da Babilônia no século XVII A.C), que em seus 280 artigos, reúne normas de diversos temais, como homicídios, lesões corporais, roubos, questões comerciais e escravidão.Em grande parte, essas normas foram recolhidas dos costumes jurídicos  já praticados na Mesopotâmia.Mas ao organizá-las num código Hamurabi reafirmou a importância da função do rei como ordenador da vida social 

Importante salientar que nesse código não encontramos a definição das características gerais dos crimes.Seus artigos descrevem casos específicos que serviam como padrão a ser aplicado a questões semelhantes.
Vejamos exemplos de normas extraídas desse código:
Se um filho agredir um pai com as mãos terá a sua mão cortada.
Se um construtor edificar uma casa para um homem livre e a casa desabar, matando o proprietário , esse construtor será morto.

EXPRESSÃO DA JUSTIÇA

Em muitas sociedades antigas , a pena aplicável ao criminoso concretizava-se nos crimes mais variados tipos de revide a ofensa do crime.
Muitas vezes esse revide se transformava numa violência sem fim, envolvendo grupos rivais.
No código de Hamurabi encontrou-se um meio para limitar a extensão de Talião, pelo qual a pena nao seria uma vingança arbitraria e desmedida , mais proporcional a ofensa provocado pelo criminoso(famosa expressão "Olho por olho, dente por dente".Esse princípio contema procupação de limitar a pena como uma retribuição proporcional ao crime.
Quando analisamos hoje as penas desse Código, elas podem nos parecer brutais.No entanto na época , o princípio de Talião era considerado Expressão Da Justiça.
O Código também previa a possibilidade de a pena ser paga na forma de recompensa econômica(gado,armas , moedas, etc)