quinta-feira, 20 de junho de 2013

Povos Da Mesopotâmia

Depois de muito tempo sem portar a respeito dos assuntos pertinentes a história em geral, venho aqui em homenagem aos apreciadores de uma boa informação sobre os povos da Mesopotâmia especificamente, uma pessoa especial me inspirou a retornar hoje e voltar a escrever, uma fiel seguidora.

Bem primeiramente importante salientar que  a Mesopotâmia abrigou uma das primeiras sociedades conhecidas, por vota do IV milênio antes de cristo .O nome Mesopotâmia que significa terra entre rios, foi atribuído a região pelos antigos gregos, dada a sua localização entre os rios Tigres e Eufrates.Atualmente, na maior parte da área antiga Mesopotâmica localiza-se o Iraque, onde existem mais de 10 mil sítios arqueológicos, fontes de estudo para se conhecer a história dos povos mesopotâmicos.

A prática da agricultura e da pecuária em vários aconteceu em vários locais diferentes do mundo.A importância das atividades agrícolas  pode ser simplificada pelo fato de que, até o século VI A.C, não havia moeda cunhada na economia mesopotâmica.A cevada e alguns metais, como a prata e o cobre, eram utilizados como padrão de valor nas trocas comerciais.

Na região mesopotâmica  viveram diferentes povos:sumérios, acádios, babilônios, assírios e caldeus  , entre outros.Ao longo da História , esses povos confrontaram-se  em vários momentos.Grupos nômades e seminômades, das montanhas ou do deserto, atacavam as populações sedentárias que viviam em planícies e nos vales, onde havia áreas férteis para plantar e para criar rebanhos.

TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS

A Mesopotâmia  foi uma das primeiras regiões do mundo em que ocorreu a chamada revolução agropastoril.

De maneira didática é bom conceituar revolução, significa mudança profunda de uma situação.

O desenvolvimento da agricultura e da pecuária foi modificando a forma como os grupos humanos se organizavam.Como alguns deles começaram a controlar a produção de alimentos, permaneciam mais tempo nos lugares que ocupavam, passando a formar aldeias agrícolas e pastoris.Na agricultura destacaram-se os cultivos de cevada(usada para fazer pão e cerveja), trigo, linho(usado na confecção de tecidos),sésamo(gergelim, do qual se extraía óleo para alimentação e iluminação), tâmaras, legumes(cebolas e alhos) etc. Na pecuária criavam-se ovelhas, cabras,bois,porcos e asnos.

Os povos mesopotâmicos adaptavam-se  as condições naturais da região: construíram diques e barragens para conter as enchentes dos rios Tigres e Eufrates, ale´m de canais de irrigação para levar água desses rios até os lugares mais secos.

A divisão do trabalho no interior das comunidades se modificou.Alguns grupos dedicaram-se mais a certos ofícios e técnicas ligados a agricultura , enquanto outros se especializavam na fabricação de instrumentos de metal, na produção da cerâmica, na construção de canais e barragens .

Os historiadores calculam que no período que compreendem desde a formação das aldeias e vilas até o fim do III milênio A.C, o trabalho coletivo baseava-se na cooperação entre pessoas de famílias diversas.Por volta do início do II milênio A.C, muitas famílias passaram a controlar seus próprios campos e plantações.Algumas delas faziam negócios com outras, trocavam suas terras, por exemplo, por objetos de cerâmica e instrumentos de metal.Por essa razão, certas famílias passaram ter mais rebanho ou terras e,assim, tornaram-se mais poderosas do que outras, o que lhes permitia influenciar as decisões tomadas pelos moradores das aldeias.

PRIMEIRAS CIDADES

Algumas aldeais mesopotâmicas deram origem as primeiras cidades, como Ur, Uruk,Nippur,Kish, Lagash e Eridu, por volta de 4 mil anos atras.Formavam aglomerados com várias construções(casas, templos, ruas, pontes, palácios, etc) e eram geralmente cercadas por muralhas visando a sua proteção.Dentre essas  construções destacavam-se os ZIGURATES, formados por diversos andares, cada um menor que o inferior.Um exemplo conhecido é a TORRE DE BABEL , que segundo a bíblia , os filhos de Noé pretenderam construir em Babel(nome hebreu da Babilônia) para atingir o seu.

Essas primeiras cidades continuavam muito ligadas a vida rual, misturando o espaço urbano com áreas de plantação ou pastoreiro.No entanto,nelas surgiu um grande número de novos ofícios: carpinteiros, Ourives, cortadores de pedra, ceramistas, pedreiros, tecelões e comerciantes.

Uma das explicações para o surgimento das cidades é que o aumento da população nas aldeias tornou necessárias novas formas de organização do trabalho, da justiça, da religião, da segurança dos seus habitantes e da proteção dos seus bens econômicos. Com o aumento da população urbana , a produção rual também teve de crescer, o que gerou um excedente que era vendido nas cidades, estimulando o comercio.

As decisões sobre a vida da comunidade passaram a ser tomadas pelos grupos mais poderosos, que controlavam os templos(os sacerdotes) e os palácios( o rei e a sua corte)


Bom essa foi a primeira parte sobre os povos mesopotâmicos, depois irei fala detalhadamente sobre os centros do poder, ou seja, os templos e o palácio do poder e também explicarei as características  dos povos da Mesopotâmia  ate breve e um beijo especial a uma seguidora que sei que vai ver essa bela postagem rsrs beijosss vários para ela