sábado, 16 de abril de 2011

Periodo Neolítico(Agricultura e criação de animais) parte 1

A denominação Neolítico, refere-se ao período em que a pedra recebeu nova forma de tratamento:antes lascada, passou  a ser polida,sendo melhorado o fio de seu corte.Por esse motivo, o Neolítico também é conhecido como Idade da Pedra Polida., enquanto o Paleolítico é chamado de Pedra Lascada.
Nesse tempo, tiveram início novos modos de relacionamento entre os seres  humanos e a natureza.Eles passaram a interferir  de forma ativa no ambiente,cultivando platas, domesticando  e criando animais.Começaram , assim, a produzir sua própria alimentação.
As comunidades desse período continuaram praticando a coleta de frutos. a caça e a pesca.Durante muito tempo, fizeram pouco uso da agricultura e da criação de animais como forma de produzir alimentos.Mesmo conhecendo a agricultura e a criação de animais, nem todas as comunidades abandonaram  o nomadismo
A vida sedentária foi sendo adotada paulatinamente , ou seja  habitações fixas foram se estabelecendo, na medida que as atividades agrícolas e pastoris se consolidavam.Esse novo modo de vida, que se caracterizou pelo desenvolvimento da agricultura, da criação de animais e das aldeias sedentárias, ocorreu em diversas regiões do planeta, mas em diferentes épocas.Houve portanto, núcleos distintos de  neolitização  em várias regiões do mundo. Iniciou-se no Oriente Médio por volta de 8.000a.c e na América Central em 2.500a.c.

Os tipos de plantação variam de uma região para outra, destacando-se espécies vegetais como trigo,centeio,cavada,milho, batata,etc, já os animais criados foram carneiros, cabras , bois e porcos.Dominando técnicas agrícolas e pastoris , muitas  comunidades puderam produzir mais alimentos do que o necessário ao consumo imediato,passando , assim a fazer estoques.
De modo geral posso avaliar que ao longo do tempo, essas produção agropastoril acabou impulsionando o crescimento da população.Mas esse processo não foi imediato.Em certas regiões do Oriente proximo e da América nas fases inciais da agricultura, o predominio dos cereais na alimentação provocou uma redução no tempo médio de vida das pessoas, devido as carencias nutricionais.Além disso, o sedentarismo e o agrupamento de populações mais numerosas também favoreceram a propagação de epidemias.         
 

7 comentários:

  1. Respostas
    1. gostosaa meu endereco rua dom joaquim 740 milionarios bh barreiro vem pra mim come sua buceta

      Excluir
  2. EU TENHO QUE APRESENTAR UM TRABALHO SOZINHA DO PERIODO NEOLITICO

    ResponderExcluir
  3. EU TENHO QUE APRESENTAR UM TRABALHO SOZINHA DO PERIODO NEOLITICO

    ResponderExcluir
  4. Preciso de um relatório .de quais foram as grandes descoberta do neolítico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invenção da roda, pedra polida,invenção de carroças e carruagens para transportar as produções.

      Excluir
  5. O que impulsionou o homem a domesticar as plantas e animais?

    ResponderExcluir