segunda-feira, 11 de julho de 2011

Civilização as dificuldades de um conceito

A palavra civilização é utilizada como diferentes significados.Na linguagem mais comum,dizemos que é civilizado quando é bem educado ou tem boas maneiras e tal....., no entanto quando nos dizemos sobre povos  o sentido é completamente oposto.
Esse termo civilização  começou a ser usado na França no seculo XVIII, com um sentindo evolucionista de progresso.Segundo esse conceito, a humanidade passaria por etapas sucessivas de evolução social.Assim cientisras montaram  classificações evolutivas em que procuraram enquadrar todas as sociedades, desde o palolítico ate os dias atuas acredite se quiser....... Nessas classificações, civilização corresponderia as altas culturas que seriam superiores as culturas  primitivas, selvagens ou bárbaras.

Assim como eu grande partes dis historiadores e antropólogos rejeitam essas noções de supeioridade ou inferioridade entre os povos.as sociedades humanas são diferentes, mas não podem ser hierarquizados numa classificação linear e esse é o argumento mais plausível ao meu ver derrubando o evolucionismo
Nesse aspecto sou muitos mais ligado ao culturalismo que é uma escola estadunidense defendida por franz Boas.

Existe uma ideia de que cada cultura tem uma história particular e de que a difusão cultural se processa em várias direções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário